Prefeito de Tenório publica Decreto com medidas de prevenção de enfrentamento a COVID-19

Publicado em: 12/01/2021 22:49

A Prefeitura municipal de Tenório-PB, região do cariri paraibano, continua as ações voltadas para a população. O prefeito Manoel Vasconcelos (Republicanos), mencionou na tarde desta terça-feira por telefone  ao jornalista Hamilton Silva do Site redacaocampina.com.br que as ações de sua administração continua com muito êxito.

Na manhã desta terça-feira dia 12 de janeiro, o chefe do executivo tenorense, baixou um Decreto que estabelece novas medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Veja o que diz o novo Decreto: O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TENÓRIO – PB, no uso das atribuições que lhe confere o art. 43, incisos II e VI, art. 61, inciso I, alíneas “b” e “d” da Lei Orgânica Municipal,

1-As atividades a que se refere este artigo deverão adotar medidas de higienização e de distanciamento entre os usuários, evitando aglomerações em seus interiores, funcionando com 50% de sua capacidade total.

2-Caso seja constatado pelos órgãos municipais e de vigilância sanitária que os bares, restaurantes e lanchonetes estejam descumprindo o disposto neste artigo, havendo aglomerações de pessoas em seus interiores, a Administração Municipal notificará o proprietário para suspender as atividades, determinado o fechamento do estabelecimento.

3- Caso os estabelecimentos listados neste artigo descumpram as disposições prevista, terão cassados os alvarás de funcionamento, com abertura de procedimento administrativo para apuração da responsabilidade civil e administrativa, e realizada representação ao Ministério Público do Estado da Paraíba para fins de responsabilidade criminal.

4- Os estabelecimentos autorizados a funcionar, por este Decreto, ficam obrigados a fornecer máscaras para todos os seus empregados, prestadores de serviço e colaboradores.

5- Os estabelecimentos autorizados a funcionar não permitirão o acesso e a permanência no interior das suas dependências de pessoas que não estejam usando máscaras, que poderão ser de fabricação artesanal ou caseira.

6- Salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais, deverão manter seu funcionamento mediante o atendimento por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social.

7- As lojas e estabelecimentos comerciais desenvolverão suas atividades com obediência às normas de distanciamento social e evitando aglomerações em seus interiores.

MATRÍCULAS ABERTAS

Por outro lado, a Secretária de Educação do município Edilamar Souto, informa que as matrículas da rede municipal de ensino já estão abertas, desde hoje dia 12 de janeiro. A secretária esclareceu ainda, que para os alunos novatos, serão necessários os seguintes documentos: Registro de nascimento do estudante (cópia) (CRECHE), RG do estudante (cópia), Cartão do SUS do  estudante, (cópia), CPF do estudante (cópia).

Já para os alunos veteranos, serão obrigatórios: Registro de nascimento do estudante (apresentar) (CRECHE), RG do estudante (apresentar), Cartão do SUS do estudante (apresentar), RG e CPF da Mãe e do Pai (apresentar), Comprovante de residência (apresentar).

ESTRADAS VICINAIS:

O gestor tenorense, enfatizou que determinou a Secretaria de infraestrutura, que já iniciou a recuperação das estradas vicinais do município, visando melhorar as condições dos veículos que trafegam por elas, observando também a chegada do inverno.

BOLSA FAMÍLIA:

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizou para atoda população tenorense, que os horários de atendimento da gestora do bolsa família foram alterados para os dias  de terça, quarta e quinta das 07hs às 13hs.

SAÚDE:

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde informa a população de  Tenório sobre os horários e serviços que estão sendo oferecidos na USF Manoel Batista de Morais.

Saiba os horários:

 Manhã

MÉDICO

Retirada de fichas para o atendimento: 7hs às 8hs

Atendimento médico: 8hs às 11hs

Tarde

Retirada de fichas para o atendimento: 13hs às 14hs

Atendimento médico: 14hs às 17hs⠀⠀⠀⠀

Manhã

DENTISTA

Retirada de fichas para o atendimento: 7hs às 8hs

Atendimento:  8hs às 11hs. Atendimento.

Tarde

Retirada de fichas para o atendimento 13hs às 14hs

14hs às 17hs. Atendimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, do município, em breve outros serviços serão ofertados para a população.

 

Da redação

Reportagem: Hamilton Silva. Jornalista  DRT/PB 2163